terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Acompanhar o crescimento do bebé a cada PASSO

Sapatinhos fisiológicos

Nos primeiros anos de vida, a criança atravessa várias fases importantes para o seu desenvolvimento motor.
o pé tem um papel fundamental, pelo que requer uma atenção especial nas diversas etapas de crescimento. O sapatinho ideal deve, não só adaptar-se às dimensões do pé, mas também se leve e confortável, para não apertar nem pesar. Deve também proporcionar-lhe liberdade de movimentos, através de uma forma arredondada e de uma sola flexivel e, sobretudo, deve permitir que o pé da criança seja estimulado. esta estimulação contínua ajuda ao desenvolvimento do arco plantar e exercita todos os musculos.


0m+/5m+ 
Proteger. Nos primeiros meses de vida, o pé constitui um importante órgão sensorial e permite receber informações do ambiente. Assim, o ideal seria poder andar descalço, mesmo tendo em conta a necessidade prática de evitar frio e impacto. É, por isso, necessário proteger o pezinho e adoptar certas precauções que lhe dêem segurança, sem limitar a sua liberdade de movimentos.

9m+
Gatinhar. Por volta dos 9 meses, começa a fase do gatinhar, importante para a formação da lordose cervical, para a aquisição de coordenação motora e para a exploração do ambiente envolvente. Nesta fase, o pezinho deve poder mover-se sem restrições, mantendo a flexibilidade e sentindo as superficies em que se apoia, para facilitar a experimentação motora da criança.

12+
Caminhar. Aos 12 meses, a criança começa a caminhar. Neste periodo, o pé, que até cerca do três anos é fisiologicamente chato, recebe os primeiros estimulos plantares a partir do exercicio dos primeiros passos. Será este conjunto de estimulações que desenvolverá a musculatura e formará lentamente o arco plantar. Eis porque é tão importante as superficies de apoio do pezinho sejam irregulares, para solicitar continuamente a reacção da planta.

3+
Correr. A partir dos três anos de idade, a criança já caminha à vontade e a corrida torna-se numa actividade diária. Por isso, é fundamental não dificultar a biomecânica correcta do passo, permitindo-lhe usufruir da liberdade e leveza dos movimentos.


(sapatinhos Chicco!! ;))


1 comentário:

Maria disse...

Mandei-te um e-mail. Não recebes-t.?
bjnho.