sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Transtorno por Défice de Atenção

O TDA é uma doença em que a criança manifesta dificuldades em centrar a sua atenção num estímulo e concentra-se nele.
Esta dificuldade traz consigo uma conduta desorganizada e impulsiva e tende a associar-se à hiperactividade ou hipercínesia, embora nem todas as crianças com Défice de Atenção sejam hiperactivas. O TDA é também conhecido como disfunção cerebral "mínima" embora, felizmente, este termo tenha deixado de ser utilizado.

Causas

Existem diversas teorias que tentam explicar a origem do TDA. Alguns consideram que o transtorno se produz por uma maturação tardia do sistema nervoso; outros falam de uma lesão cerebral, de uma variação genética e de alterações metabólicas e/ou emocionais.

Os indicadores de hiperactividade nos diferentes momentos evolutivos sao os seguintes:
  1. Dos 0 aos 2 anos: Problemas no ritmo do sono e durante a refeição, periodos curtos de sono e acordar sobressaltado, resistencia aos cuidados habituais, reacção elevada a estímulos auditivos e irritabilidade.
  2. Dos 2 aos 3 anos: Imaturidade na linguagem expressiva, actividade motora excessiva, pouca consciencia do perigo e propensão para acidentes.
  3. Dos 4 aos 5 anos: Problemas de adaptação social, desobediência e dificuldades no cumprimento de regras.
  4. A partir dos 6 anos: Impulsividade, défice de atenção, insucesso escolar, comportamentos anti-sociais e problemas de adaptação social.
Descrição do quadro

Falta de atenção
  1. Com frequencia não termina as acções que inicia e parece não escutar, distraindo-se facilmente.
  2. Tem problemas em acompanhar uma actividade de jogo.
Impulsividade

  1. Age antes de pensar
  2. Muda constantemente de uma actividade para outra, o que dificulta a organização do trabalho e requer uma supervisão constante.
  3. Grita com frequencia.
Hiperactividade

  1. Corre ou trepa por todos os lados. Manifesta muita dificuldade em ficar quieta ou brinca demasiado.
  2. É-lhe dificil permanecer sentada. O principal objectivo de qualquer tratamento que se aplique às crianças com TDA é ajudá-las a concentrar-se e a manter a atenção, melhorando o controle de respostas impulsivas.
Existem diferentes tipos de tratamento:
  • Medicamentos
  • Técnicas psicológicas (psicoeducaticas)
  • retroalimentação biológica cerebral (neurofeedback)
Só um especialista pode detectar um TDA ou TDAH (perturbação de Hiperactividade por Défice de Atenção) e determinar o tratamento a seguir. 

Orientações práticas
  1. As crianças hiperactivas devem realizar actividades e exercícios físicos com objectivo de promover a inibição muscular, a relaxação, o controlo corporal, a atenção e, consequentemente, facilitar a adaptação às tarefas e exigencias do meio em que estão inseridas.
  2. Actuar positivamente sobre elas e pôr em prática normas de actuação correctas que favoreçam as interacções e facilitem a convivência familiar e escolar.
  • O que podem as educadoras fazer pela criança Hiperactiva?
Ajudá-la para que aprenda a controlar o seu comportamento na sala e com o grupo, conseguindo um melhor relacionamento com os colegas, maior sucesso escolar e um aumento da auto-estima.
  • Como melhorar as relações com o grupo?
Ensinando-lhe normas sociais simples e promovendo a capacidade de resolução de problemas interpessoais.
  • Como conseguir que a criança não se distraia tanto?
Estruturar as suas tarefas em tempos curtos, permitir pausas ou momentos de descanso quando as termine, reforçar os períodos de atenção, controlar o ambiente para que haja poucos ou nenhuns elemento de distração.
  • Como contribuir para um melhor controle dos seus movimentos?
Ensinando-lhe exercicíos de controlo muscular e de relaxação.
  • Em que consiste o terino cognitivo com a criança hiperactiva?
Fundamentalmente, constiste em ensinar a criança a pensar antes de agir para que auto regule o seu comportamento, tanto na hora de enfrentar uma tarefa como nas suas relações interpessoais.

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